A partir do dia 31 de outubro, o Ministério da Integração Nacional vai abrir consulta pública dos serviços que não foram executados pela empresa Mendes Júnior Trading S.A. nas obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Depois de analisar as melhores alternativas para a substituição da empresa no projeto junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), o MI decidiu adotar o modelo de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para o novo processo.
Segundo informações enviadas pela assessoria do Ministério para a nossa redação, as construtoras que tiverem interesse em ingressar no processo licitatório poderão visitar as obras, analisar documentos técnicos e antecipar questionamentos. A consulta prévia vai acelerar a licitação e contribuirá para elaboração do edital que deve ser lançado em novembro. Os serviços que estavam sob a responsabilidade da Mendes Jr fazem parte do primeiro trecho (Meta 1N) do Eixo Norte. Com extensão de 140 km, a etapa compreende a captação de água do rio São Francisco em Cabrobó até o reservatório de Jati-CE.
O processo de substituição começou após a empresa informar ao ministério, em junho, que os problemas enfrentados no mercado para a obtenção de créditos poderiam impactar a sua capacidade técnica nos dois contratos de obras firmados. Desde então, o MI tem estudado com o TCU a melhor forma de garantir que as obras do Projeto São Francisco continuem.
Da redação do Blog Alvinho Patriota.
Visitas: 5622744
Usuários Online: 1